5 Dicas para Elevar a Sua Autoestima



5 Dicas para Elevar a Sua Autoestima 

Várias pessoas estão me enviando e-mails me pedindo dicas para trabalhar a Autoestima.

 Você já percebeu o quanto é importante trabalhar a Autoestima na sua vida?

 Ela é a base para uma vida saudável, que atrai bons relacionamentos, abundância, realizações e muito respeito. Nesse texto, trago 5 Dicas para Elevar a Sua Autoestima!

 Em especial a 4ª Dica me ajudou e me ajuda muito no aumento da Autoestima. 

 Pois bem, aqui vão as minhas dicas: 

 1ª) Dica: Trabalhar a Autoestima, ou mais precisamente, trabalhar para elevar a Autoestima, é tentar lembrar dos momentos do seu passado, ou mesmo da sua tenra infância, onde você teve experiências gratificantes, preenchedoras, gostosas, agradáveis, essencialmente boas, e que entraram no seu inconsciente como verdadeiras LEMBRANÇAS POSITIVAS que permanecem acesas lá dentro de você. 

 Vou te dar uma sugestão para você praticar essa 1ª Dica em casa: 

 Se você tiver uma lâmpada azul na sua casa, (se não tiver pode comprar uma), mas se não tiver não tem problema. Sente ou deite por alguns minutos, e permaneça olhando suavemente essa luz, e permita que essas boas e agradáveis memórias do passado venham à tona. Permita que seu cérebro traga essas memórias de volta. 

 Mas, você pode me questionar: " Alexandre, eu não possuo essas Memórias! " 

 E eu te respondo: Impossível, te garanto que possui, do contrário você não poderia estar aqui e agora lendo esse texto. Sem essas LEMBRANÇAS POSITIVAS dificilmente você sobreviveria ao processo de crescimento. 

 Pode ser qualquer coisa, lembrar de algum momento que seu desenho foi elogiado pelo professor na escola quando você ainda era um criança; ou quando a pessoa que você gostava olhou para você e você ficou todo energizado...! 

 Você ainda pode ponderar: "Não consigo contatar com essas lembranças! 

" E eu te digo: Espera um pouquinho. Seja paciente e persistente. Vou te contar um segredo: existe uma tendência na nossa mente de acumular mágoas e experiências negativas vindas do passado. Espere um pouco que as suas lembranças irão brotar. 

 A 2ª) Dica, consiste em você botar em prova o efeito dessas LEMBRANÇAS POSITIVAS no mundo, realizando alguma coisa, tendo algum gesto, como por exemplo escrever uma poesia, ou fazer um jantar para um amigo com uma receita que você gosta, elogiar seu companheiro, seu filho, valorizar um funcionário, realizar uma tarefa do trabalho, ou tomar alguma atitude com base nessas LEMBRANÇAS POSITIVAS FAÇA ALGUMA COISA COM BASE NAS SENSAÇÕES DESSAS LEMBRANÇAS POSITIVAS, VOCÊ PRECISA REALIZAR ALGO NO MUNDO COM ISSO. 

 A 3ª) Dica é levar à apreciação de alguém a sua tarefa realizada ou atitude tomada. Mostre ou comente com algum amigo ou parente o que você fez e espere ou peça os feedbacks dessas pessoas. Veja o que elas têm a dizer sobre o que você realizou. Parece simples, mas as vezes não é. 

 Porque nem sempre é fácil receber ELOGIOS e VALIDAÇÃO. 

 Como não estamos acostumados com isso, alguma vozinha interna diz que estão querendo nos enganar, ou tirar alguma vantagem, nos elogiando. 

 Sabendo disso, então a 4ª Dica fica mais fácil: 

 é saber receber esses feedbacks de coração aberto, e permitir que essas novas experiências se juntem com aquelas LEMBRANÇAS POSITIVAS do passado, aumentando e fortalecendo o que nós da Psicologia denominamos de OBJETO INTERNO BOM, ou seja, tudo que guardamos de bom e de positivo do que vivemos na vida. 

 E, para finalizar, a 5ª Dica, consiste em repetir todo o processo novamente, mas agora com os ímpetos renovados com as NOVAS EXPERIÊNCIAS POSITIVAS. 

 A cada repetição do processo, você perceberá que irá nascendo, gradativamente, uma nova autoconfiança em você, e que a sua Autoestima começa a se elevar. Esse aumento da Autoestima não será percebido somente por você, outras pessoas do seu convívio também começarão a perceber algo novo em você, como um certo brilho nos olhos, ou um relaxamento, ou um bem-estar. 

 É isso aí, essas são as minhas 5 DICAS para elevar a sua Autoestima! 

 Vamos recapitular?! 

 1) Entrar em contato com as LEMBRANÇAS POSITIVAS; 

 2) Realizar no mundo alguma ação ou atitude, com base nas sensações dessas LEMBRANÇAS;

 3) Levar ao conhecimento de alguma pessoa amiga ou parente, e esperar ou pedir seus feedbacks 

 4) Receber de coração aberto o elogio ou validação da sua ação; 

 5) Repetir todo o processo com o ímpeto aumentado pelos FEEDBACKS POSITIVOS.

 Para tornar essas dicas consolidadas no seu dia à dia: pratique o conteúdo dessas 5 Dicas por uma semana e compartilhe comigo seu resultado. 

 Não deixe de compartilhar comigo os seus resultados, que isso ajuda muito a consolidar na prática todo o processo. 

 Experimente, não custa nada. Faça como quem não quer nada, e veja os resultados, ok? SIMPLES, NÃO É MESMO? 

 A Autoestima é o valor que damos a nós mesmos. 

 É a capacidade que temos de nos amar! Se nós não dermos o devido valor a nós mesmos, quem é que vai dar?! 

 Melhorando a sua Autoestima, você aliviará sintomas depressivos e ansiosos, e poderá usufruir mais da beleza da Vida! 

 Poderá atrair mais pessoas para viver uma bela amizade ou um belo romance. 

Pois, quando começamos a nos amar mais profundamente, logo atraímos uma outra pessoa para nos amar. 

Espero que tenha gostado! 

Vamos juntos! Na Rota do Bem-estar! 

 Alexandre J.Paiva 
Psicólogo - CRP 5/49933 
99913-6097