Texto sobre YMA - YOGA MASSAGEM AYURVÉDICA
curso de formação | massagem indiana

(Espaço Vigor, Ipanema, Rio de Janeiro, RJ)





por Swami Dhyan Ojas


Desde tempos remotos a massagem é conhecida como uma das principais formas de tratamento natural.
Nascida no Oriente, essa prática era utilizada como componente central de cura numa prática medicinal aplicada.


De onde vem a YMA - YOGA MASSAGEM AYURVÉDICA?


A Medicina Ayurvédica e a Yoga são ciências e filosofias que tiveram início na Índia há mais de 5.000 anos. Ayurveda, cujo significado é Ciência da Vida, é conhecida como o sistema de medicina holística mais antigo do mundo. Yoga, que significa União, é um conjunto de práticas que ajudam o desenvolvimento físico, mental, emocional, ético e espiritual do ser humano. Hoje em dia, seus benefícios e poderes curativos estão retornando para nós, de diferentes maneiras.


A YMA, é uma técnica de massagem poderosa e eficiente que une as ciências da Yoga e a Ayurveda, além de incorporar noções do trabalho de Integração Funcional desenvolvido por Moshe Feldenkrais, dando origem a uma terapia corporal de abordagem segura, precisa, fundamentada e consciente.

O resultado alquímico dessa fusão não poderia ser mais eficiente para restabelecer a saúde e o equilíbrio físico, emocional e mental.


Faz-se uso de pós e óleos essenciais extraídos da fitoterapia, espalhados pelo corpo da pessoa, com movimentos deslizantes e toques estimulantes com as mãos e os pés do terapeuta, combinados com inúmeras manobras de alongamentos oriundas da yoga.


Por que restauradora?


Essa combinação tem a habilidade de fazer o corpo readquirir, paulatinamente, o alinhamento da postura e o equilíbrio energético.


O alongamento vai liberando a energia estancada, permitindo que ela circule livremente por todo o corpo, dando-lhe mais vitalidade e flexibilidade, além de permitir um relaxamento ainda mais profundo. Esse relaxamento vai equilibrar o sistema nervoso e atuar sobre os problemas de insônia e ansiedade crônica.


Com o alívio das tensões e a retomada da vitalidade inata do corpo, naturalmente as sensações de cansaço, fadiga, stress e depressão vão desaparecendo, dando lugar ao sentimento de auto estima e prazer de estar vivo. Esse novo quadro tem ação no sistema imunológico que fica mais fortalecido.


Os efeitos terapêuticos dessa massagem são inúmeros e rápidos.


Em poucas sessões pode-se constatar o progresso e o bem estar da pessoa que recebe o tratamento.


Os problemas mais comuns apresentados, tais como: região lombar sensível, ombros enrijecidos, escápulas fechadas, dores na região da cervical e pescoço, problemas do nervo ciático, hérnia de disco, joelhos doloridos e com pouca flexibilidade, nódulos de tensão acumulados principalmente na região escapular e dores musculares, obtêm um alívio imediato nas primeiras intervenções, na grande maioria dos casos, com a utilização de manobras específicas.


Durante toda uma sessão da YMA, que leva em média uma hora ou uma hora e dez minutos, a pessoa é instigada e respirar mais intensa e profundamente, estimulando os sistemas respiratório e circulatório, facilitando ainda mais o bom andamento da massagem e o bem estar do recebedor. Esse intenso trabalho respiratório pode dar um alívio considerável nos problemas pulmonares como a asma e a bronquite.


A manipulação na região do abdômen com a estimulação dos órgãos dessa região, associada a toda movimentação corporal durante uma sessão desta massagem, pode ajudar muito nos problemas digestivos, de prisão de ventre e na liberação de toxinas.


Além de tudo, esta massagem é também um veículo de transmissão de afeto e atenção, através da cura energética pelas mãos, muitas vezes conduzindo o cliente e o próprio terapeuta para estados de profundo silêncio e meditação.


Qualquer pessoa que queira aprender esta técnica poderá dispor de um poderoso instrumento terapêutico, que proporcionará um profundo bem estar às pessoas.
A formação intensiva da Massagem YMA é ministrada aqui no Rio de Janeiro, pelo Espaço Vigor, na Rua Visconde de Pirajá, 142 sala 806, Ipanema, pelo terapeuta Sw Dhyan Ojas. Maiores informações.

Falar de todos os benefícios terapêuticos, prazer e bem estar que essa massagem proporciona sem mencionar o aspecto meditação, seria um profundo contra-senso.


A meditação é parte essencial e inseparável desse trabalho.

Para maiores informações ou
para marcar uma sessão de YMA - Yoga Massagem Ayurvédica,
ou inscrever-se no Curso de Formação Intensivo,
falar com Ojas
tels (21) 3253.6097 9913.6097 ojas@espacovigor.com
Local: Rua Visconde de Pirajá 142 sala 806 - Ipanema
ou à domicílio







EDITAR POSTAGENS