WORKSHOP EM BUSCA DAS ORIGENS V


Workshop: Em Busca das Origens V
E X P A N S Ã O

Baseado no livro "O Éter, Deus e o Diabo",  de Wilhelm Reich


Data: 4, 5 e 6 de Outubro de 2013


Local: Pousada Ingá
Teresópolis - RJ



O Workshop Em Busca das Origens  V  vai mergulhar nos aspectos relacionados à nossa capacidade de EXPANSÃO na vida,  abordando os medos que nos acompanham nesse movimento.

Precisamos ficar atentos e conscientes dos medos que nos paralisam. Medo de nos relacionar,  de ampliar nossa vida,  medo da abundância financeira,  de assumir novas responsabilidades,  novos cargos em trabalhos mais desafiadores,  medo do sucesso,  de relacionamentos amorosos mais profundos,  medo de amar,  de ser perder no amor,  medo do orgasmo sexual,  medo de deixar de ser,  medo de irmos muito além do que  nossos pais foram...

Identificando o medo,  é mais fácil permitir que a energia em nós
atinja a sua pulsação natural: EXPANSÃO e CONTRAÇÃO.

     
O   Workshop da série Em Busca das Origens vem com a desafiadora tarefa de integrar na prática e na nossa vida cotidiana, os 4 princípios básicos do Pensamento Funcionanl de Wilhelm Reich.

De que forma?

Trazendo esses elevados conceitos de instâncias superiores do pensamento para o experienciar no corpo, e ao mesmo tempo dando um sentido e um significado a essa vivência.

Primeiramente, o que vem a ser o Pensamento Funcional?

Como o próprio nome sugere, é um pensamento que possui uma funcionalidade, possui um dinamismo, uma fluência. Não é meramente um pensamento especulativo, filosófico. Possui uma função, um pragmatismo. E gera uma ação no mundo circundante. Essa ação aponta para uma sintonia... Uma sintonia Homem/Cultura e Natureza.

Através do "Pensar Funcional" podemos chegar a uma concepção totalmente nova  e revolucionária de visão de mundo, e, se tivermos coragem, mergulhar existencialmente  e experiencialmente nesse novo.

Para onde aponta o pensar funcional de Reich? 

Para o Agora, para o Aqui e Agora!

Qual a sua meta?

Sua meta não pode ser nada menos que a Liberdade de Ser e de Agir no mundo.

Qual o ingrediente que mais necessitamos para compreender o que propõe o pensar funcional?

Inteligência para compreender, Coragem para agirmos a partir do coração.

O que nos prende?

O Medo.

Por essa razão precisamos trabalhar a nossa consciência do medo para podermos caminhar.

O medo está presente nas nossas vidas, e ele tem a sua função. Ele nos avisa, nos ajuda na preservação do nosso organismo, o qual nos é tão caro.

Porém, em demasia, nos paralisa.

O medo, em demasia, sufoca todo o processo orgânico de EXPANSÃO  e CONTRAÇÃO. Processo presente em todos os seres, orgânicos e inorgânicos, na matéria viva e na matéria chamada de não viva. Todos cheios de movimento e energia, pulsando incessantemente!

Através do Pensamento Funcional, Reich descobriu uma substância que habita toda a existência. Ou seja, a existência é formada por uma única substância que ele denominou de ORGONE.

Parte dessa Energia Orgone encontra-se solta pelo espaço, livre e em constante movimento e pulsação. A unidade de Energia Orgone possui seu movimento de pulsação e de encolhimento. Reich observou que no seu momento de retração, a Unidade de Ogone se sobrepõe à outras unidades de energia Orgone, criando nesse ponto de interseção, uma condensação. Essa condensação se torna a base para todo o mundo material.

"A matéria é energia condensada" Albert Einstein

A matéria é ORGONE congelado.

Agora, a Energia Orgone, presa nos limites impostos pela condensação que ela mesmo se auto investiu, precisará encontrar uma saída para permanecer no movimento de pulsação que lhe é inerente: : NO FLUXO AD CONTINUUM .

Essa é a NOSSA VIDA!

Somos esse conflito, esse diálogo, essa dialética impar, entre A ENERGIA ORGONE CONGELADA e a ENERGIA ORGONE LIVRE DE QUALQUER MASSA.

Somos ambas as formas de Energia Orgone em atrito: um lado querendo se lançar, outro querendo se manter, a espiritualidade, a materialidade, um lado querendo se desprender da matéria, outro lado querendo se fincar na matéria, se enraizar, se condensar, se estabilizar, sobreviver, outro querendo amar, se fundir, dissolver, se desprender dos limites materiais...

Somos tudo isso, junto, numa grande unidade! Somos Deus (Energia Orgone livre de qualquer massa), somos o Diabo (a energia Orgone antagonista, que divide, que questiona, o próprio eu), e somos o Éter (o lugar, o espaço onde tudo isso ocorre).

Olha quanta responsabilidade em nossas mãos!

O Ser Humano não pode ter sossego. É impossível o sossego.

Aquela aposentadoria com a casinha em frente ao mar e a varinha de pescar, sombra e água fresca; aquela casa no campo, junto à natureza, usufruindo aquela paz, livre das preocupações, dos barulhos e dos medos das grandes cidades; ou ainda aquela felicidade que nos espera lá no futuro... Não existem!  No futuro está a morte, e nada mais!

Isso nós podemos ter certeza: não há qualquer sossego na vida humana!!

Mas isso não é para nos tornar tristes e desesperançados.

Essa consciência que o Pensamento Funcional de Reich nos traz é que nos torna mais vivos, despertos, responsáveis e disponíveis ao fluxo constante da vida!

Vamos trabalhar nesse V Workshop o nosso medo de expandir. 

Não há sossego nas nossas vidas, mas o sofrimento que criamos está ligado ao apego ao Orgone Condensado em nós, apego ao que já passou, apego ao passado em nós. O passado em nós é Orgone Condensado em forma de memória no aparato cerebral.

Precisamos ficar atentos e conscientes aos medos que nos paralisam. Quanto medo de nos relacionar, de ampliar nossa vida, medo da abundância financeira, de assumir novas responsabilidades, novos cargos em trabalhos mais desafiadores, relacionamentos amorosos mais profundos, medo de amar, de ser perder no amor, medo do orgasmo sexual, medo de deixar de ser, medo de irmos muito além do que nossos pais foram...

Muitas vezes, quando esses medos nos aterrorizam na noite escura, optamos pela chamada "SAÍDA MASOQUISTA" que nada mais significa senão apostar no movimento de ENCOLHIMENTO e CONTRAÇÃO da Energia Orgone. 

Nada de errado com isso, tendo em vista que faz parte do processo EXPANSÃO e CONTRAÇÃO, o problema é que nos agarramos nessa pulsação de encolhimento, e queremos ficar para todo o sempre aí.  Nesse caso, a energia volta-se contra nós mesmos. Também dizemos nesse momento que a pessoa se boicotou.





Nesse workshop vamos trabalhar as quatro leis do Pensamento Funcional
de Reich, e as implicações diretas e práticas dessas leis na nossa vida:

1) A Realidade Última é Movimento Puro
     É possível fluir na vida sem estagnações?

2) Campo Único
     Podemos curar em nós mesmo aquilo que tanto desejamos curar fora?

3)  Lei do Isomorfismo e das Escalas
      Como sair de cada encontro com a percepção clara de que foi completo, de que alí estava tudo. De que valeu!!

4)  Fenômeno Triplo
      Podemos perceber que além de mim e você há uma testemunha que
                                                             a tudo observa, silenciosamente?


O indivíduo encouraçado não pode agir de outra forma senão destruir a equação funcional: deus = vida = lei funcional orgônica da natureza

O trabalho utilizará os procedimentos
da Terapia Corporal Reichiana,  Método
Feldenkrais  e técnicas de respiração
Holotrópica,  Meditação, no intuito
de integrar na prática e na nossa vida
cotidiana,  os princípios fundamentais
da Orgonomia,e do Pensamento
Funcional de Wilhelm Reich.

Esse workshop é dedicado a todas
as pessoas interessadas no 
desenvolvimento de suas
potencialidades e autoconhecimento.




Em Busca das Origens V

E X P A N S Ã O

Dias 04, 05 e 06 de OUTUBRO 2013

TERESÓPOLIS-RJ

Faça a sua Inscrição:

3253-6097 ou 9913-6097


Ou envie um e-mail para: info@espacovigor.com e solicite a sua ficha de inscrição


LOCAL:

POUSADA INGÁ
Teresópolis - RJ








                                                                                                                                                      Alexandre J.Paiva
Psicoterapeuta Reichiano


Terapeuta  Reichiana





Aproveite e venha curtir a exuberante natureza nessa maravilhosa pousada que foi construída especialmente para abrigar grupos de terapia e crescimento, inaugurada com a presença do Psiquiatra Stanislav Grof, importante membro da Psicologia Transpessoal e criador do método de Respiração Holotrópica.


























EDITAR POSTAGENS