WORKSHOP - Em Busca das Origens II - Sexualidade - Terapia - Espiritualidade

Vivência Terapêutica em Grupo 
Dias 18, 19 e 20 de Maio 2012


LOCAL: Corrêas - Petrópolis-RJ
Pousada Vila Açú
Inscrições abertas:
Tel. 3253-6097 ou 9913-6097
ou envie um e-mail para:
info@espacovigor.com
e solicite sua ficha de inscrição






O que do seu passado está bloqueando a sua Sexualidade?


Primeiro precisamos nos situar perante o conceito de Sexualidade.
Quando nos referimos à Sexualidade estamos focalizando o ato sexual em si?
Ou ao prazer relacionado à estimulação dos nossos órgãos sexuais?
Bloqueio na Sexualidade está relacionado a uma questão de impotência eretiva, frigidez ou dificuldade em desfrutar de relações sexuais satisfatórias, plenas e preenchedoras?




Talvez essas questões mais focais possam fazer parte de uma realidade mais ampla da nossa vida, que englobe o potencial do organismo humano na sua profunda e inquestionável "ânsia pela vida", tendência ao prazer e à expressividade.






Vamos chamar essa realidade mais ampla de Sexualidade, ou melhor, do "Rio da Sexualidade" que flui através de nós (ou como nós), buscando a cada momento novos caminhos de expressividade.

Se essa fluência está bloqueada, vários aspectos da nossa vida poderão estar limitados em expressão, causando (além dos sintomas sexuais mencionados acima),  dor, insatisfação, sentimento de vazio e falta de sentido..., etc.


A Terapia tem a difícil - mas sempre possível - tarefa de ir removendo as pedras e as ervas daninhas que dificultam a fluência desse rio.

Muitos dos bloqueios da Sexualidade remontam à épocas primitivas do nosso desenvolvimento, desde a tenra infância: 




"O que do nosso passado está bloqueando a nossa Sexualidade ?" 

Talvez muitos fatores. E muitos desses fatores provavelmente residam nas fases do desenvolvimento libidinal.

Portanto, para atuar no desbloqueio do fluxo  da Sexualidade, as vezes necessitamos  trabalhar nas partes do corpo que Reich chamou de Segmentos, e através de exercícios ontogeneticamente significativos, ou seja,  movimentos corporais que reportam às fases do desenvolvimento, ir intervindo no 1o segmento num bloqueio ocular, por exemplo  , ou numa catexia oral no 2o. segmento,  e assim por diante.


A respiração Bhástrika da Yoga, por exemplo, utilizada de maneira profunda e não cadenciada, obtém bom resultado no relaxamento e liberação de conteúdos da fase anal.


Ou seja, muitos dos trabalhos e intervenções corporais da Psicoterapia Reichiana atuam de forma indireta propiciando liberação das contenções psicofísicas, aumentando a capacidade do organimo de caminhar em direção a sua potência orgástica.

Nesse Workshop da série "Em Busca das Origens II", vamos estar envolvidos com a metodologia para trabalhos em grupo relacionada à Psicoterapia de Wilhelm Reich, e auxiliados pelo Método Feldenkrais de Consciência pelo Movimento, bem como por técnicas de Meditação Budista, Zenbudista, Tibetana e  Ativas.





O Método Feldenkrais utiliza o corpo através de movimentos sutis e prazerosos e a partir de novas possibilidades de se mover e se conhecer, descobre-se novas formas de prazer com seu próprio corpo. Um corpo mais flexível e desbloqueado amplia nossa possibilidade para o prazer, amplia a sexualidade. 


A proposta é dar continuidade ao trabalho de auto conhecimento e auto desenvolvimento, dando ênfase ao desbloqueio da Sexualidade através da ação terapêutica, e possível expansão na Espiritualidade.

Vemos a Espiritualidade como um caminho natural de um organismo que começa a fluir na vida. À medida que vamos desbloqueando a  Sexualidade, através da terapia constante, verificamos, como foi dito anteriormente, um caminhar em direção a uma maior Potência Orgástica.


Em geral, durante uma relação sexual, observamos uma tendência à obtermos uma sensação orgástica mais localizada em determinadas partes do corpo, em especial nas regiões genitais. Aos poucos, através do desbloqueio terapêutico e de uma maior compreensão dos nossos próprios processos psíquicos, essa sensação vai expandindo para outras partes, podendo descer pelas pernas e pés, subir pela coluna e arrepiar o couro cabeludo, bem como subir pelo peito e fluir para os braços e mãos, fazendo emergir conteúdos emocionais e afetivos.


Nas fases mais avançadas da nossa liberação sexual poderemos perceber os movimentos involuntários do corpo e em especial da pelve.   


O que vem a ser essa Potência Orgástica?


É a nossa capacidade de sentir,  de ter mais contato com os nossos sentimentos e sensações corporais. É poder "nos abandonar" - no sentido de nos deixar fluir - às sensações e ondulações de prazer.


Esse "abandono", ou fluência, só é possível com o abrandamento das contenções psicofísicas (couraças), e com a disponibilidade e relaxamento que a Meditação propicia.



Um dos aspectos do Pensamento Funcional de Wilhelm Reich é o movimento da vida ad continuum, onde não há um paradeiro para os inúmeros processos da vida. Qualquer sensação de congelamento ou papel fixo,  pode-se estar certo que aí houve um bloqueio, uma estagnação.
Esse profundo insight de Reich encontra respaldo nas declarações de seres com Buda: "há apenas este mundo impermanente de processos  - este mundo como fluxo, este vórtice de realidade... tudo impermanente e em constante mutação. Nada é permanente".


Mas então, se estamos dentro de tamanha impermanência, e que qualquer sentimento de parada ou constância é um bloqueio; de onde surge esse sentimento pessoal de existir ? Esse eu, essa personalidade, que nos custou - e nos custa - tanto a construir... tanto aprendizado, experimentação, e que nos é tão cara, é a nossa vida !?


E Buda afirma: "isso não pode ser compreendido intelectualmente". E nos deu uma técnica. Chamou essa técnica de Meditação. O que é Meditação?


"Meditação é pouco a pouco se tornar desprovido de pensamento; não caindo no sono - permanecendo alerta, mas ainda assim se tornando desprovido de pensamento. Uma vez que os pensamentos desaparecem, tudo fica claro como um cristal - fica claro que o pensador, o eu, o self, era apenas um subproduto dos pensamentos em movimento. Era um feixe de pensamentos e nada mais. Ele não tinha existência separada."






Aqui chegamos a um significado e a um desdobramento muito profundo do pensamento funcional de Reich. Uma realidade ao mesmo tempo, encantadora e assustadora. 
Sentimos que o insight da mensagem de Wilhelm Reich vai muito além do desbloqueio das couraças e estabelecimento da potência orgástica para a obtenção da cura e da saúde.
No nosso entendimento, o desenvolvimento apontado em direção à Potência Orgástica, pode encontrar nesta um portal de expansão espiritual.
Ele nos atira a uma realidade desprovida de Self e de Deus, onde o que existe são infinitos processos de vida.




Em Busca das Origens II

Dias 18, 19 e 20 de Maio

Corrêas - Petrópolis-RJ


Faça a sua Inscrição:


3253-6097 ou 9913-6097



Ou envie um e-mail para: info@espacovigor.com e solicite a sua ficha de inscrição




LOCAL:


POUSADA VILA AÇÚ













Aproveite e venha curtir a exuberante natureza nesse recanto no topo das montanhas da Serra dos Órgãos em Petrópolis-RJ.










Home

EDITAR POSTAGENS